Café dos Síndicos aborda uso correto da rede de esgoto
Administração de Condomínios

A edição de junho do Café dos Síndicos e Conselheiros, promovido pelo Secovi Londrina, na última semana de junho, contou com a presença de representantes da Sanepar. Eles fizeram palestra com o tema “Fontes Alternativas de Abastecimento – Riscos e Destinação Adequada de Resíduos nas Redes de Tratamento de Água e Esgoto”. Os funcionários da companhia Antônio Carlos Ajarilla, Sérgio Luiz Medeiros, Sandra Delfino e Júlio César Caldas Santi esclareceram dúvidas dos síndicos presentes sobre monitoramente da qualidade da água superficial e subterrânea, fiscalização, riscos e controle em relação ao fornecimento de água e ao tratamento de esgoto.
Esgoto
Um dos principais alertas do encontro foi em relação ao uso inadequado da rede de esgoto por parte da população. Eles lembraram que a gordura utilizada nas cozinhas não deve chegar às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), porque pode causar o entupimento do sistema, com o risco de poluir os rios.
Gordura
Os representantes da Sanepar reforçaram que a Lei Municipal 0515/2008 obriga a instalação de caixas de gordura nos imóveis sejam residenciais ou comerciais. Essas caixas têm a função de barrar a descida da gordura para as ETEs, mas precisam de limpeza periódica. “Os resíduos das caixas de gordura devem ir para o aterro sanitário e não para a rede de esgoto”, disse Sandra Delfino, gestora de Educação Socioambiental da Sanepar. “Se você joga óleo na tubulação o maior problema vai vir para você. Porque começa na sua rede”, alertou.
Destinação
Uma parceria entre Sanepar e Cáritas Arquidiocese Londrina permite que os moradores deem correta destinação para o óleo utilizado nas cozinhas. Dentro do programa Óleo Solidário, a população leva o resíduo até as paróquias da cidade (em garrafas PET ou recipientes de vidro) e a Sanepar faz o recolhimento e encaminha para a área de transbordo, localizada em Cambé. Ali, o material é recolhido por uma empresa que vende o produto a recicladores de óleo e repassa recursos financeiros à Cáritas, para o desenvolvimento de projetos sociais. Para obter mais informações sobre os pontos de coleta, entrar em contato com a Cáritas pelo fone (43) 3338-7252.
Outros resíduos
Os representantes da Sanepar alertaram sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos sólidos e objetos na rede de esgoto, como absorventes, papel higiênico, cotonetes, entre outros. Eles relataram já terem encontrado até aparelhos de barbear e peças íntimas, que foram jogados nos vasos sanitários e chegaram até a tubulação. Tais atitudes causam o entupimento da rede, trazendo sérios danos ao sistema.
Síndicos
O tema do Café dos Síndicos agradou aos participantes. “Achei ótimo, pois esclareceu muitas dúvidas sobre a qualidade da água, o sistema de esgoto. Agora, por exemplo, vou procurar me informar sobre a caixa de gordura do nosso prédio”, disse José Carlos Saris, síndico do Edifício Jatobá.
“O Café foi muito produtivo. Tem coisas que parecem simples, mas a gente não sabe. Esclareceu diversos pontos”, afirmou Maria de Fátima Gatti, síndica do Edifício Marissol.
Fonte: Secovi sp